Capítulo 1 - Histórias do Folclore
A turma pede para a Tia Nastácia contar histórias do Folclore. A Dona Benta adora a ideia, assim todos irão aprender um pouco sobre o assunto. A Cozinheira começa a contar a história da Festa no céu e depois do Rabo do macaco. Todos adoram. Emília dá a ideia de todos fazerem uma festa junina no sítio e a ideia é aprovada. A boneca de pano pede para a Nastácia contar a história da Cuca, mas ela não quis. A bruxa fica furiosa e faz uma mágica para os personagens das histórias aparecerem no mundo real. O primeiro é o macaco da história O Rabo do macaco. O animal faz uma bagunça na cozinha e na mesa do café da manhã.
Capítulo 2 - Na mata
A turma do sítio brinca de peteca, quando ela some. O objeto foi parar em cima do galho da árvore, onde estava o macaco da história. Emília engana o bobo e consegue o brinquedo de volta. Tio Barnabé avisa para Dona Benta que tem algum bicho comendo suas hortaliças e ela se desespera. Tia Nastácia conta para a turminha a história do Coelho e do Jabuti. O Coelho aparece na mata e da de cara com o macaco. Tio Barnabé pede para o Quindim construir uma cerca na horta e Dona Benta pede para o Conselheiro. Isso vai dar uma confusão! O Macaco vai caçar borboleta e pega as orelhas do coelho por "engano", o coelho fica irritado e quando o macaco vai descansar ele dá uma paulada em sua perna, "pensando que era uma cobra", o macaco corre atrás do coelho e começa uma perseguição.
Capítulo 3 - A formiga
O coelho se esconde em uma toca para fugir do macaco. No sítio, todos estão se preparando para a festa junina. Todos Enfeitam o quintal para o evento. Os besouros da Emília aparecem e contam para ela o que a Cuca está aprontando. A Boneca vai ver de perto a bagunça, e não é que era verdade! O Conselheiro acredita que é o seu anjo da guarda que está ajudando ele a fazer a cerca. Tia Nastácia conta a história da formiga presa na neve e ela aparece no Capoeirão. A Cuca percebe que o que ela fez não é maldade nenhuma e sai de sua gruta. O Burro falante descobre o Quindim fazendo a cerca. A Cuca aparece na mata e encontra a formiga da história.
Capítulo 4 - O bicho Manjaléu
A Cuca leva a formiga para sua gruta, para fazer uma maldade. Emília pede para a Tia Nastácia contar uma história de rei, rainha e monstro. A cozinheira conta a do Bicho Manjaleu, será que ele vai aparecer pelo sítio? O macaco e o coelho jogam carta na mata. O Visconde está se preparando para dança da quadrilha, mas ele não tem par. Dona Benta conversa por email com sua filha Antonica. Um bando de formigas invede a cozinha do sítio. O Que será que vai acontecer? O bicho Manjaléu vai aprontar?
Capítulo 5 - A festa Junina
O Bicho Manjaléu apareceu querendo raptar a Narizinho, Tia Nastácia suspeitou da Cuca e o Pedrinho pegou o pó de pirlimpimpim e partiu para a mata procurar o Saci. Conselheiro avisou o Visconde sobre o monstro, mas ele não deu ouvidos, pois estava triste que não poderia participar da festa junina. A Tia Nastácia fez bolinhos para distrair o bicho. Pedrinho falou com o Saci e partiu de volta para o sítio, mas o pó acabou e ele foi parar bem na frente do Manjaléu, ainda bem que os bolinhos ajudaram. Tia Nastácia contou a história da Cuca e os personagens desapareceram. A Festa junina começou e o todos se divertiram até o Visconde com um par, a boneca da Narizinho. O Saci foi perguntar porque a cozinheira não contou a história dele, para que ele é o principal personagem do folclore.
1 comentários:
nao é a historia que eu quero imbbacis
Postar um comentário