sábado, 28 de julho de 2012

O Saci


Capítulo 1 - Pedrinho com Sacis na cabeça!
O pôr do Sol alegra a todos no Sítio. Nastácia fala sobre o Saci. Pedrinho se interessa pelo ser. Cuca quer fazer alguma maldade com Narizinho, a neta de Dona Benta. Barnabé dá milho para as galinhas. Visconde o observa, mas logo sai para não ser comido pelas galinhas. Anoitece. Na sala, Pedrinho joga vídeo game. Narizinho lê um livro. Nastácia costura a Emília, mas vai continuar no outro dia, pois está com sono. Pedrinho combina com Narizinho de eles irem na casa de Tio Barnabé no dia seguinte. Saci fala com uma coruja na mata. Amanhece. Todos tomam café da manhã. Benta convida a turma para uma caminhada. Pedrinho avisa que vai ver o Pangaré. A avó nem imagina que o seu neto a enganou e foi falar com Barnabé. Cuca encontra uma flor azul na mata e diz que o feitiço vai dar certo. Visconde lê alguns livros na biblioteca. Emília pede para Nastácia contar uma história. A cozinheira conta a história da festa no céu. Barnabé conta tudo o que sabe sobre o Saci para o Pedrinho. Barnabé também conta como assustou o ser mágico. Pedrinho fica maravilhado com o Saci. Emília fala com Rabicó. O porco conta como Nastácia assou seus irmãos e como Narizinho o protege. A Boneca vai para a casa de Barnabé e conhece um pouco sobre os passarinhos que habitam o Sítio. Pedrinho e Narizinho pedem para Barnabé ensinar como se caça um Saci. O velho ensina. Cuca toma uma poção e começa a passar mal. Um redemoinho surge na frente de Pedrinho e Narizinho. O neto de Benta usa uma peneira e uma garrafa e entra no redemoinho. Pedrinho diz a Narizinho que conseguiu pegar um Saci. A menina fica alegre.

Capítulo 2 - Quero uma peneira de cruzeta!

Pedrinho grita que pegou um Saci. Narizinho e Emília vêem que a garrafa está vazia e riem. Pedrinho vai falar com Barnabé. Nastácia expulsa Rabicó da cozinha. Narizinho pede para Emília pegar minhoca para a pescaria. Emília encontra Rabicó, o engana e consegue pegar algumas minhocas. Narizinho aparece e as duas vão para o ribeirão. Barnabé diz a pedrinho que o Saci na garrafa fica invisível e só aparece quando a modorra surge. Narizinho e Emília pescam. Um peixe puxa o anzol de Emília e a boneca cai no ribeirão. Narizinho a salva e a leva para colocar no varal. Pedrinho vai na cozinha e pega alguns bolinhos de chuva. O menino engana Dona Benta de novo e vai para a mata. Pedrinho acaba adormecendo na floresta. Saci começa a assobiar na garrafa e Pedrinho acorda. O neto de Benta solta Saci e fica amigo dele. Emília está brava no varal. Narizinho come jabuticabas com Rabicó e depois vai sozinha para a amoreira. No caminho, a menina encontra uma velha que entrega uma flor azul. Narizinho cheira e vira pedra. Cuca tira o disfarce de velha e dá risadas. Saci ensina os segredos da mata para Pedrinho. Eles escutam um rugido de onça e sobem em uma árvore. Os dois ficam com medo.

Capítulo 3 - Meu amigo Saci

Nastácia vai tirar as roupas do varal e encontra Emília. A cozinheira tira a boneca de lá. Saci encontra pó de mico na árvore que eles estão e entrega para Pedrinho. O menino joga o pó na cara da onça. O animal foge. Saci e Pedrinho comemoram. Emília está brava com Narizinho e encontra a pedra falante. A Boneca começa a conversar com a sua nova amiga. Benta chega de uma caminhada e toma café com Nastácia. Emília chega e fala sobre a pedra falante, mas as duas não acreditam na boneca. Cuca está feliz com a sua maldade. Anoitece. Pedrinho conhece o bambuzal, onde os Sacis nascem. Nastácia faz a janta. Emília está na janela da cozinha e vê Rabicó na lixeira. A Boneca diz bem alto para Nastácia que Benta queria comer porco assado algum dia. O leitão de Narizinho ouve e foge ao ver Nastácia. Pedrinho e Saci encontram o Lobisomem. Os dois correm. Saci usa a fumaça do seu cachimbo e espanta o ser da floresta. Barnabé diz para Benta e Nastácia que as crianças sumiram. As duas vão esperar dentro da casa. Saci faz palmito para ele e Pedrinho comerem. Depois da janta, a Mula - Sem - Cabeça aparece. Saci foge e deixa Pedrinho sozinho.

Capítulo 4 - A Cuca vai pegar

Pedrinho se lembra quando Nastácia o ensinou a fazer a Mula - Sem - Cabeça voltar a ser uma mulher. O menino pega uma vareta e espeta a pata da monstra. A mula volta a ser uma mulher. Emília pede para Nastácia uma canastra. A cozinheira diz que vai dar, mas depois que passar o café para Dona Benta. Rabicó come espiga de milho no pomar. A mulher, que se livrou da maldição da Mula - Sem - Cabeça, agradece o menino e corre para a mata. Saci aparece. O neto de Dona Benta fica bravo com o diabinho de uma perna só. Saci, para se desculpar, decide levar o menino para ver um segredo da mata. Emília pede para Benta lhe contar uma história. A avó conta a história do mundo para a boneca.  Uma flor se abre na floresta. Saci diz que já é meia noite e os dois amigos vêem os Sacis se divertindo na mata. Benta pára de contar história para Emília. Nastácia chega com um chá para avó. Barnabé aparece e diz que o Lobisomem está rondando o Sítio. Todos se preocupam. Benta decide pedir ajuda do Coronel Teodorico. Os sacis vão embora. Pedrinho gostou do que viu. Uma coruja aparece e fala para Saci o que houve com Narizinho. Saci conta para Pedrinho e os dois vão ao Sítio conferir se o que a coruja disse é verdade. Rabicó sonha que Nastácia o colocou para fritar. Pedrinho e Saci chegam ao Sítio e escutam a conversa de Teodorico com Benta. Os dois vão de redemoinho até a gruta da Cuca e amarram a bruxa, que está dormindo. Na sala, Benta e Nastácia dormem. Emília vai acordar a avó para mostrar a pedra falante. Teodorico não deixa boneca acordar Benta. Emília fica brava. Os bichos já comentam sobre o sumiço de Narizinho. Na gruta, o Saci coloca um pingo d'água bem no rosto da Cuca. A Bruxa acorda e fica brava.

Capítulo 5 - Narizinho volta ao normal

Cuca fica brava com Saci. A bruxa não aguenta o pingo d'água e diz que precisa de um fio de cabelo de Iara para desencantar Narizinho. Pedrinho e Saci saem e deixam Cuca amarrada. Emília está brava com o Teodorico. Nastácia chega na cozinha para fazer um suco de maracujá. A boneca tem uma ideia. Visconde não gosta nada. Pedrinho e Saci estão à caminho do ribeirão. Eles param para ver o Curupira cuidando das árvores. Depois eles continuam a caminhada. Emília aproveita uma distração de Nastácia e coloca pimenta em um copo com suco. A cozinheira vai levar para Benta e Teodorico. Visconde aparece e diz que o coronel só vai tomar o suco se Benta não tomar antes. A Boneca corre para tentar impedir, mas no final nem precisou. Teodorico pegou o copo com o suco de pimenta. Pedrinho e Saci chegam no ribeirão. Saci vai tentar pegar o fio de cabelo. O neto de Benta fica maravilhado com a Rainha das Águas e fica paralisado. Saci, sem querer, assusta Iara. A Mãe das Águas foge. Saci pega um fio de cabelo no pente da Iara. O diabinho de uma perna só pega uma planta e faz o Pedrinho voltar ao normal. Os dois voltam para a gruta da Cuca e descobrem que a bruxa estava enganado eles. Cuca, sob ameaça do pingo d'água fala que na verdade eles precisam de uma flor azul para desencantar a menina. Emília fala com mocha. A vaca diz para a boneca que os bichos já falam do sumiço de Narizinho. Emília se lembra da pedra falante e vai com Visconde até lá. O Sabugo ouve a pedra falar. Amanhece. Benta, Nastácia, Teodorico e Barnabé decidem ir procurar as crianças. Todos ouvem um grito de Pedrinho. Todos vão para fora e ficam felizes, mas maravilhados com o Saci. Pedrinho joga as pétalas da flor ao vento. Emília se prepara para chutar a pedra falante, quando ela se transforma na menina. Narizinho e a boneca voltam para o Sítio. Todos ficam felizes e comemoram.



0 comentários:

Postar um comentário